Warning: Undefined array key "options" in /home2/psicom90/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192
Subtipos do TDAH - PsicoMatic


O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsiquiátrico que se manifesta através de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Existem três subtipos principais do TDAH, baseados nos sintomas predominantes apresentados pela pessoa afetada. São eles:

  1. TDAH Predominantemente Desatento:
    • Este subtipo é caracterizado principalmente por sintomas de desatenção.
    • Os indivíduos com TDAH predominantemente desatento tendem a ser distraídos, desorganizados e têm dificuldade em manter o foco em tarefas e atividades.
    • Eles podem ter problemas em seguir instruções, esquecer compromissos e ter dificuldades acadêmicas devido à falta de atenção e capacidade de concentração.
  2. TDAH Predominantemente Hiperativo/Impulsivo:
    • Neste subtipo, os sintomas de hiperatividade e impulsividade são mais proeminentes.
    • As pessoas com TDAH predominantemente hiperativo/impulsivo são constantemente agitadas, têm dificuldade em ficar paradas e muitas vezes se envolvem em comportamentos impulsivos sem considerar as consequências.
    • Elas podem interromper os outros, ter dificuldade em esperar a vez e podem se envolver em comportamentos de risco devido à sua impulsividade.
  3. TDAH Combinado:
    • O subtipo combinado é o mais comum e envolve a presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
    • Pessoas com TDAH combinado exibem uma combinação de sintomas em diferentes graus de intensidade.
    • Elas podem apresentar dificuldade em se concentrar, inquietação, impulsividade e comportamentos hiperativos.

É importante lembrar que a manifestação dos subtipos do TDAH pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, os sintomas podem mudar ao longo do tempo, sendo mais evidentes na infância e diminuindo na idade adulta. O diagnóstico e o tratamento do TDAH devem ser realizados por profissionais de saúde qualificados, como médicos, psicólogos ou psiquiatras, com base na avaliação clínica detalhada dos sintomas e do funcionamento geral da pessoa.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *